Relatório de Igualdade Social

No grupo Beiersdorf no Brasil, casa das marcas NIVEA, Eucerin e de nossa planta fabril, somos movidos pelo Cuidado em tudo o que fazemos. Também acreditamos que a diversidade promove um ambiente ainda mais potente e inovador, por isso acolhemos e celebramos as diferenças, promovendo um ambiente colaborativo e pautado no respeito mútuo. 

Como parte de nosso comprometimento com a construção de um ambiente de trabalho inclusivo e diverso, a Beiersdorf conquistou em 2023 a meta global de paridade de gênero com um ano e meio de antecedência, tendo mulheres ocupando 50,1% das posições de gerência e diretoria. Além disso, o Brasil é um grande destaque quando falamos em participação feminina no ambiente de trabalho: mais de 70% dos cargos da Beiersdorf são ocupados por mulheres, e mais de 60% do quadro geral também é preenchido por elas. 

Contamos com um Grupo de Afinidade com foco na agenda de gênero. Este coletivo é formado por pessoas colaboradoras voluntárias de diversas áreas que trazem iniciativas para transformar e fortalecer o compromisso com a diversidade dentro da nossa companhia. Com esses projetos internos, aplicados tanto em nosso escritório quando na fábrica, criamos um espaço seguro para o acolhimento, empoderamento e aceleração dessa agenda. 

Em cumprimento às exigências da nova legislação brasileira divulgamos o Relatório de Transparência e Igualdade Salarial de Mulheres e Homens, previsto na Lei nº 14.611/2023, de acordo com o modelo fornecido pelo Ministério das Mulheres e Ministério do Trabalho e Emprego. Com dados de 2022, a metodologia adotada no relatório tem como base os Grandes Grupos da Classificação Brasileira de Ocupações (CBO), considerando a organização e classificação das profissões existentes no Brasil e não consideram critérios remuneratórios como natureza da função, distinção de cargos, área de atuação, senioridade, tempo de empresa, tempo na função, produtividade e perfeição técnica de execução.

É importante notar que o Grande Grupo de Ocupação (CBO), aplicado no relatório elaborado pelo Ministério das Mulheres e Ministério do Trabalho e Emprego, em diversos casos não contempla códigos que reflitam à estrutura interna de cargos da companhia, levando a eventuais distorções. As verbas consideradas pelo MTE para fins de cálculo da remuneração também ensejam distorções, pois incluem salário condição, isto é, verbas que dependem de determinadas condições para o seu pagamento (como o adicional noturno, adicional de periculosidade e horas extras), bem como vantagens pessoais, as quais não são indicativas de discriminação de gênero. 

Em constante evolução, seguimos nossa jornada na implementação de medidas que promovam cada vez mais a igualdade de gênero. Cada passo dado visa a excelência em todas as áreas de atuação da Beiersdorf e suas marcas no Brasil.